O ex prefeito Gian Francesco Voltolini, do PP neotrentino foi condenado em processo movido pelo Ministério Público de Santa Catarina na contratação de um funcionário ´´fantasma``, segundo a denúncia apresentada.
No julgamento, o prefeito, e o ex funcionário foram condenados pelo crimes de responsabilidade, conforme o decreto de lei nº 201/67.
O ex prefeito Gian, contratou o funcionário Roland Alfredo Koehler, para trabalhar na Secretaria de Turismo, um cargo que exigia qualificação em turismo, conforme lei, no entanto Roland não possuía a qualificação para o cargo, e a nomeação violou as disposições claras. Além deste agravante, o ex funcionário Roland foi acusado de estar atuando em outro departamento estatal, e que não realizava o trabalho ao qual foi contratado junto a secretaria.
Gian foi condenado a 3 meses de detenção, e 2 anos de reclusão que forma convertidas em prestação de serviço à comunidade e multa, além de ficar inabilitado a qualquer cargo público pelos próximos 5 anos.
Rolando foi condenado a 2 anos de reclusão, também convertida em prestação de serviços à comunidade, e proibido de exercer qualquer cargo público pelos próximos 5 anos.
A decisão cabe recurso a ambos.