As aulas do curso de artesanato gratuito, promovido pela Prefeitura de Nova Trento, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Faculdade Senac Brusque, finalizaram nesta quarta-feira, 17.
O curso realizado no Salão Paroquial São Virgílio, teve início no dia 11 de maio e foi ministrado pela professora Cristiane Hoffmeister, mestre em design e especialista em moda. Ela agradeceu a parceria de todos os envolvidos e declarou que ficou muito satisfeita com as alunas, que agora realizam trabalhos voluntários no ramo.
No encerramento, o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Bonecher, destacou que o curso faz parte das ações planejadas no Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo do município. “Alcançamos nosso objetivo com uma turma unida, que produziu belos trabalhos. Espero que o grupo tenha continuidade e que venham novas turmas”, ressaltou.
O prefeito também esteve presente no encerramento, e destacou a importância do artesanato e do trabalho voluntário. “Doar o próprio tempo, o trabalho voluntário, são coisas em que Nova Trento se destaca. Pois, no dia-a-dia, sabemos do tempo curto que as pessoas têm, e isso me deixa feliz, ver o trabalho de vocês sendo concluído e gerando resultados”, disse Tiago.
Mostra de artesanato
Na 28ª Incanto Trentino, que aconteceu de 4 a 7 de agosto, as artesãs participantes do curso fizeram uma mostra dos trabalhos realizados, deixando o espaço aberto para visitação durante todos os dias do evento.
Entre os materiais estavam os terços, bolsas e bonecas produzidos em aula. A mostra foi realizada, pois, o curso tem como finalidade planejar produtos do artesanato local, resgatando a história e o potencial turístico de Nova Trento, através de artesãos do município.
Relatos
A aluna Grazieli Picoli, que produz e vende roupas para cachorro, aprendeu no curso a fazer bolsas para levar marmita e já recebeu pedidos para fazer bolsas para transporte de cachorros.
“O curso valeu a pena. Aprendi várias técnicas, fizemos muitas coisas, e considero que foi um tempo bem aproveitado”, destacou Grazieli.
A aluna Roselandri Masera Smaniotto começou a fazer o curso para sair de casa, conhecer novas pessoas e aprender mais sobre artesanato.
“Descobri mais coisas de mim do que do curso, foi um tempo que tirei para mim e aprendi muita coisa. A família já fez alguns pedidos. Fiz um terço para minha mãe, minha sogra, e já me pediram bonecas também”, comentou. Segundo ela, o grupo que se formou nos estudos é muito forte e as aulas foram muito produtivas.