Há mais de 40 anos, a neotrentina Nelcia Sartori Ruberti dedica seus dias à costura e é conhecida em Nova Trento e região pelos lindos vestidos de noivas que confecciona. Porém, com a pandemia, foram dois anos sem eventos, sem casamentos e sem clientes no atelier, o que prejudicou a renda.

 

“Foram dias difíceis, pois o movimento caiu 100%. Então, fui costurando trajes típicos para vender e alugar. Com o retorno da festa, muita gente está me procurando, interessados nos trajes, mas agora estão quase todos reservados. Esse trabalho nos ajudou, pois contribuiu para incrementar a nossa renda”, conta Nélcia, entusiasmada com o resultado do trabalho.

 

A confecção dos trajes típicos italianos começou junto com a 1ª Incanto Trentino e, se depender da costureira, não deve parar, tanto que prefeituras de toda a região a procuram para produzir os trajes de suas realezas.

 

“Eu faço com amor, pois são as nossas raízes, é a nossa festa. Quando o concurso era feito no primeiro dia eu não dormia. Cheguei a finalizar o vestido da eleita de um dia para outro, pois a gente não sabia as medidas de quem ganharia”, conta. 

 

Para essa edição da Incanto Trentino que marca a retomada da festa, os vestidos da Rainha e Princesas e para as candidatas à realeza adulta e mirim, já estão prontos e guardados com muito segredo.

 

“Eu sempre pesquiso, procuro os tecidos e busco apresentar, através deles, as nossas origens e a nossa cultura italiana”, conta. “Eu nunca quis desfilar e nem que falassem meu nome, mas para mim, ver as pessoas usando algo que fiz, é uma satisfação, ainda mais quando divulgo a minha cidade”.

 

Assim como Nélcia, outras moradoras da cidade também se dedicam à confecção de trajes neste período de festas, além dos produtores responsáveis em apresentar a gastronomia italiana. 

 

A 28ª Incanto Trentino contará com estandes que estarão comercializando queijos, salames e geleias fabricadas por famílias do município, bem como todas as marcas de vinhos de Nova Trento e da cervejaria da cidade. 

 

O público terá ainda várias opções de refeições, como massas, pizzas, entre outras, com destaque para o prato tradicional da festa, o Piatto Nostrano.

 

Danças Típicas 

 

As músicas e as danças típicas italianas são uma atração à parte durante a Incanto Trentino e na casa do Sidnei e Elizandra Zanella, toda a família sempre esteve envolvida em apresentar essa tradição para os visitantes, passando essa cultura de geração para geração.  

 

Os pais e a filha Luiza Clara Zanella, de 12 anos, participam do Gruppo Folk Nea Tridentum, que apresenta danças típicas da região do Trentino, norte da Itália, e o mais novo, desde bebê, tem seu traje típico para desfilar.

 

“A gente busca passar pra eles o que nossos pais e avós ensinavam sobre preservar a cultura italiana. Hoje, dedicamos um tempo para participar de atividades culturais que buscam falar sobre as nossas tradições”, explica Sidnei.

 

O Gruppo Folk Nea Tridentum existe há 18 anos e surgiu com a intenção de mostrar a cultura da região do Trentino, de onde vieram os colonizadores de Nova Trento. 

 

Naquela ocasião, os membros se organizaram e buscaram as coreografias, especialmente de regiões como Castelo Tesino, Canazei e Menzano e, a maioria delas, tem relação com movimentos relacionados à natureza ou profissões. 

 

Além disso, cada detalhe passou por pesquisas. Os chapéus dos homens, por exemplo, representam a região do Tirol e os vestidos das mulheres, falam muito sobre elas. Saiba que as barras vermelhas nos trajes femininos mostram que se trata de uma moça solteira e as barras amarelas são usadas por mulheres comprometidas, casadas ou viúvas. 

 

Vale lembrar que qualquer pessoa pode participar do grupo, basta ter disponibilidade, pois a atuação é voluntária, e vontade de mostrar a cultura italiana por onde passam.

 

“O fato de podermos passar nossa origem para nossos filhos, e estar mostrando isso através da dança e do canto, para outras pessoas e para outras cidades, é um orgulho muito grande. É gratificante dizer que eu faço parte do Gruppo Folk Nea Tridentum desde o início e conseguimos passar de geração para geração e encantar o público”, conclui Zanella, que além de participar do grupo de dança, também é um dos membros do I Pargoleti, músicos que entoam as canções no dialeto trentino.

 

A Neotur, organizadora da 28ª Incanto Trentino incentiva o uso de trajes típicos pela população, por isso nos quatro dias da festa quem estiver tipicamente trajado não paga  ingresso. 

 

A Incanto Trentino - Festa das Tradições Trentino Italianas acontece de 4 a 7 de agosto, no Centro de Eventos, anexo ao Ginásio de Esportes Inácio Gullini, no centro da cidade. A festa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

 

28ª Incanto Trentino - 4 a 7 de agosto

Horários entrada livre:

Quinta-feira - 04.08.22 – das 17h às 19h

Sexta-feira - 05.08.22- das 10h às 19h

Sábado - 06.08.22 – das 10h às 17h

Domingo - 07.08.22 - das 10h às 14h

 

Entradas:

R$ 20,00 (quinta, sexta e domingo)

R$ 30,00 (sábado)

*Lei da meia-entrada com identificação


Créditos/Prefeitura Municipal de Nova Trento 

Deixe seu Comentário