O município de Canelinha se encontra com mais de 29 focos Aedes aegypti, em diversos bairros, principalmente no bairro Centro e Cobre. Segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Canelinha, Monique Botelho, estamos com 5 casos positivos de dengue nas últimas semanas, sendo um caso é autóctone, ou seja, que a pessoa pegou o vírus no próprio município. 

“Além de termos os focos de mosquitos Aedes aegypti, hoje a gente sabe que esses mosquitos estão contaminados pelo vírus da dengue”, ressalta Monique.

A dengue é causada por um vírus, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Os principais sintomas são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e nas articulações. Nas formas mais graves, a dengue pode causar hemorragia interna em órgãos e tecidos, e levar à morte.

Como combater a dengue: 

Ações simples podem contribuir de forma decisiva para combater o mosquito Aedes aegypti e evitar a dengue. Cerca de 80% dos criadouros estão nas casas, como pratos de vasos, garrafas e recipientes que acumulam água, por isso, algumas medidas feitas em casa são eficazes para prevenir a doença.

Encher os pratos dos vasos de plantas com areia até a borda, trocar a água e lavar o vaso de plantas aquáticas com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana, colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre fechada, são algumas das ações preventivas.

As caixas d’água também devem permanecer fechadas e todos os objetos que acumulam água, como embalagens usadas, devem ser jogados no lixo. Folhas e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas também precisa ser removido, além de manter garrafas sempre viradas para baixo.

“Neste momento precisamos da ajuda de todos os munícipes para combater esse vírus,” disse Monique. 

Além do vírus da dengue em Canelinha, nas últimas semanas também surgiu alguns casos de COVID-19, o que preocupa a equipe de Vigilância Epidemiológica, já que pode ser um novo surto da doença no município. A recomendação é uso de máscara em ambientes fechados.