A Prefeitura de Nova Trento, por meio da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, iniciou a campanha de vacinação contra o sarampo no município. 

 

O horário de atendimento na sala de vacinas da Unidade Básica de Saúde Madre Paulina, no Centro, é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. 

 

A campanha de vacinação contra o sarampo será realizada em duas etapas:

 

Primeira etapa (entre os dias 04 e 30 de abril): vacinação dos trabalhadores da saúde;

 

Segunda etapa (entre os dias 02 de maio e 03 de junho): vacinação de crianças de seis meses até quatro anos de idade.

 

O dia D, de mobilização nacional, será no dia 30 de abril, sábado. Para receber a dose é necessário apresentar cartão do SUS e caderneta de vacinação. 

 

Sarampo e as coberturas vacinais

 

O sarampo é uma doença extremamente contagiosa, uma pessoa infectada com o vírus pode transmiti-lo para até outras dezesseis não vacinadas. 

 

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa pela tosse, fala, respiração ou espirros de uma pessoa doente, podendo causar febre, irritação nos olhos, mal-estar, coriza e manchas vermelhas na pele, além de complicações que podem levar à morte, principalmente em crianças menores de um ano de idade.

 

Segundo informações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), no ano de 2019, por exemplo, o estado registrou uma cobertura vacinal de 96% da vacina tríplice viral. No entanto, nos anos seguintes, houve queda; a cobertura ficou em 86% em 2020; e 82% no ano de 2021 em crianças até um ano de idade.

 

O último caso de sarampo registrado no estado tinha sido em 2013, de um paciente com histórico de viagem internacional. Porém, entre 2019 e 2020 o estado registrou um surto da doença, com 409 casos. Isso mostrou que a população não estava devidamente imunizada, permitindo a circulação do vírus.

 

A única forma de evitar o sarampo é por meio da vacinação. Por esse motivo, a importância de estimular a atualização da caderneta de vacinação, especialmente neste período de queda das coberturas vacinais.

Deixe seu Comentário