Os 13 estabelecimentos que participarão do Cottura, o 1º Festival Gastronômico de Nova Trento, vão apresentar menus exclusivos. Além de restaurantes, cervejarias, vinícolas e cafés irão mostrar por meio dos pratos, receitas típicas da cozinha italiana com a diversidade do município.

 

Para chegar aos pratos que poderão ser degustados durante o Cottura, desde o ano passado os participantes frequentaram oficinas, palestras, rodas de conversas e capacitações com especialistas do Sebrae/SC. 

 

As consultorias orientaram os profissionais com a valorização de ingredientes da produção local e produtos catarinenses até a construção do menu, elaboração do valor e a identidade dos estabelecimentos.

 

Essa pesquisa de histórias e sabores, pode ser vista nas receitas criadas pelo chef Willian Aimar para divulgar o festival e também nas orientações repassadas por ele aos participantes do Cottura.  

 

"A ideia foi valorizar os ingredientes encontrados em toda a Itália e que foram adicionados em pratos como o risoto, a massa, a pizza e uma sobremesa clássica. Usamos ingredientes que não aparecem tanto na mídia, mas que são típicos das diversas regiões italianas", explicou o chef.

 

Através desta troca de experiências, o coproprietário da Pizzeria di Iggio e Ivete, Aloisio Dalri, mais conhecido como Iggio, criou sua sugestão para o Festival.

 

"Nós somos uma pizzaria, então não é um tipo de restaurante típico do norte dos Alpes, de onde vieram esses imigrantes, mas sim, do sul da Itália. Por isso, nós vamos propor um antepasto, mas com ingredientes que representam essa trajetória dos imigrantes, essa viagem, das montanhas até ao mar", explicou. 

 

Iggio ainda destacou que espera que "o Festival se revele como uma possibilidade para o resgate e a valorização da cultura alimentar, nossa de Nova Trento, local. E que o resgate contribua também para divulgar o município e atrair novos públicos".

 

Vinícolas e cervejarias

 

E como bons italianos, apreciadores de vinhos e de cervejas, o Cottura também contará com representantes das vinícolas localizadas no município e com cervejarias.

 

"Temos expectativas muito boas. Eu acredito que o nosso povo, a nossa gastronomia, possui todo o potencial de fazer com que o turista e qualquer pessoa da região, experimente esses pratos, saia surpreendido e extremamente feliz. Durante o Cottura, a nossa empresa irá oferecer novidades aos visitantes, a principal delas será o nosso sanduíche, o italianíssimo", contou a empresária Angelita Regina Wolff Belletti, da La Torre do Vinho Vô Luiz, vinícola participante do festival.

 

O proprietário da Cervejaria Al Fero e mestre cervejeiro, André Marchi, recentemente premiado no Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau, conta que a expectativa é grande para o início do evento.

 

"Estamos empolgados em participar do festival, não somente por entregar novidades bem legais para os nossos clientes, como também para os turistas que chegam até aqui. Nós desenvolvemos um prato exclusivo para o festival: o canederli, que é um prato tradicional Trentino e que faz parte do cardápio de nossa família há anos", revelou.

 

O Cottura – 1º Festival Gastronômico de Nova Trento, será realizado de 1º a 17 de abril. Já os pratos têm valores diferenciados para cada estabelecimento. Os preços variam de R$ 20,00 a R$ 99,00. Mais informações sobre os menus e valores podem ser obtidas nas redes sociais @cotturafestivalnovatrento.

 

Confira os estabelecimentos participantes do 1º Festival Gastronômico de Nova Trento:

Torento Sushi Bar;

Pousada Cantina Italiana;

Pousada Portal do Vígolo;

Pizzaria di Iggio e Ivete;

Restaurante Morro da Cruz;

La Torre do Vinho Vô Luiz;

Vinícola Castel;

Bar e Cancha do Pinho;

Vinhos Girola;

Cervejaria Al Fero Birrificio;

Pizzaria Mantoanelli;

Churrascaria Dalla Brida;

Natalina Pousada e Restaurante.

Deixe seu Comentário