Com aproximadamente 15 mil habitantes, Nova Trento comemora o sucesso pela adesão a Sala do Empreendedor. A parceria firmada no início de 2021 entre a Prefeitura e o Sebrae SC, levou ao município o Programa que oferece consultorias especializadas aos pequenos empresários.
Com o apoio da Regional Foz, os moradores têm a oportunidade de receber instruções e impulsionar o crescimento da empresa. “Orientação adequada é a chave para qualquer negócio dar certo”, reforça a agente de desenvolvimento local, Leticia Casagrande.
O programa Cidade Empreendedora deu tão certo em Nova Trento, que já foram realizados mais de dois mil atendimentos e 120 microempreendedores foram formalizados. O diretor de Tributos da Prefeitura, ressalta que, atualmente, leva menos de 24 horas para abrir uma empresa no município.
Com ações conjuntas entre o setor e o Programa Cidade Empreendedora, esse tempo pode cair ainda mais. “Ou seja, para abrir uma empresa, você precisa de apenas 18 horas”, pontua Idelmar Fernando de Souza, que também é agente de desenvolvimento local.
Criado para buscar um ambiente que favorece o aumento dos pequenos negócios e para estimular o empreendedorismo, o Programa promove a competitividade empresarial e contribui com o crescimento econômico das cidades.
A população neotrentina é basicamente formada por colonizadores italianos. São produtores de vinhos, queijos e salames, por exemplo, além do comércio local que é bastante incentivado pelo turismo da Santa Paulina.
Por isso, a expectativa é que em 2022, novos negócios sejam formalizados. Ações como o projeto ‘Meu Negócio na Boca do Povo’, podem fazer com que os moradores enxerguem a abertura de empresas como uma oportunidade de ser independente.
O projeto tem o objetivo de divulgar o microempreendedor individual e expandir seu estabelecimento. Os MEI’s inscritos terão conteúdos institucionais publicados nos canais de comunicação da Prefeitura Municipal de Nova Trento, conforme condições previstas na ficha de inscrição.
“Nossa expectativa é ultrapassar a abertura de empresas realizadas em 2021. Com a retomada da economia, e o consequente aumento no número de atendimentos, queremos tornar a sala mais conhecida e requisitada pela comunidade neotrentina”, finaliza Leticia.
Sobre o Programa Cidade Empreendedora
O ciclo 2021/2022 foi inspirado em cidades humanas, inteligentes e sustentáveis. Ele conta com cinco pilares de ação para que o município organize e impulsione o seu ambiente de negócio: liderança, desburocratização, Sala do Empreendedor, compras públicas e educação empreendedora.
Além dessa base, que é comum a todos que aderirem ao programa, o município poderá escolher entre as mais de 70 soluções disponíveis quais deseja executar, organizadas em 11 verticais estratégicas. No caso de Nova Trento, as soluções serão Cidade de Negócios, Cidade Turística e Cidade Criativa.
Créditos: Prefeitura Municipal de Nova Trento